Usuário: Visitante
O Templo | Sophia 60

Desde sua fundação, a Loja Sophia sonhou ter seu próprio Templo – um lugar onde pudesse, no dia em que bem entendesse e segundo as prioridades dos seus obreiros, realizar suas sessões sem ter que ficar atrelada, dependente dos dias disponibilizados pela Grande Loja.

Este sonho, ao longo do tempo, foi tomando corpo até que, na gestão 1987/88, foi lançado o plano para a aquisição de um terreno que viesse possibilitar, num futuro, a construção do tão almejado Templo.

Há um ditado maçônico que reza: “Nada acontece ao acaso”. Realmente, isto é verdadeiro, pois, bastou o lançamento do plano para aquisição do terreno e, logo na gestão seguinte, foi admitido um irmão que, tendo se identificado com os princípios da Ordem e percebido a fraternidade reinante entre os integrantes da Loja, houve por bem doar um terreno seu o que possibilitou, de imediato, uma troca de planos, carreando os recursos que seriam destinados à aquisição do terreno para a construção de um prédio.

Esse prédio, mercê do esforço e abnegação de todos os integrantes da Loja, após longos anos de trabalho, foi inaugurado em 21 de setembro de 2002. – no equinócio da primavera.

O prédio, em tijolos à vista, com aproximadamente 320 m2 de área construída, foi edificado em 3 (três) níveis, contendo, nos 2 (dois) primeiros, as dependências sociais e administrativas (depósito, garagem, câmara de reflexões, biblioteca, secretaria, salão de festas, lareira, banheiros masculino e feminino, jardim de inverno, jardim com fonte e churrasqueira) e, no último, o Templo propriamente dito, com 110 m2 e capacidade para 86 pessoas sentadas.

A construção foi erguida no bairro Vila Ipiranga, rua Dom Luiz Guanella, nº 67, Zona Norte da capital gaúcha, em região densamente povoada, próxima a shoppings-centers, supermercados, hospitais e escolas servindo, inclusive, de ponto de referência.